• Eduardo oliveira moura neto

Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários

A mistagogia é uma progressiva introdução no mistério pascal de Cristo, vivido na experiência comunitária. Jesus nos dá o exemplo: retirava-se para rezar ao Pai e imediatamente ir ao encontro dos famintos e dos sedentos de Deus, para os curar e salvar. Daqui deriva a importância da catequese mistagógica, que é o encontro constante com a palavra de Deus e com os sacramentos e não algo meramente ocasional. A vida cristã é um processo de crescimento e de integração de todas as dimensões da pessoa, num caminho de escuta e de resposta. (EG, nº 166).

Papel importante nesse processo são as celebrações litúrgicas e o aprofundamento dos sacramentos de Iniciação à Vida Cristã. A busca de todos esses elementos nos permitirá ser conduzidos para dentro do mistério amoroso do Pai e de ser inserido na comunidade eclesial, para professar, celebrar, viver e testemunhar a fé em Jesus Cristo, no Espírito Santo. Fazer da Igreja uma “casa da Iniciação à Vida Cristã é um caminho necessário para a evangelização”.

“O fruto do silencio é a oração,

O fruto da oração é a fé,

O fruto da fé é o amor,

O fruto do amor é o serviço